sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Just believe?


Fé .. palavra que se enche na boca dos bons samaritanos, daqueles que se dizem seguidores de um Deus maior, daqueles que se auto-declaram pessoas de bem ..
É a famosa palavra-chave do cartão de visitas cristão.
Poupe-me ..
Mais que uma simples palavra, a fé se faz presente na vida destes que gritam ser agraciados por Deus?
-
Raramente vou á igrejas .. mas algumas delas tem um ar tão acolhedor, me sinto calma e serena.
Todos ali presentes clamam por Deus, expõe seus problemas, sua vida, suas fraquezas .. me sinto perdida.
Perdida porque acredito em tão poucos, conto nos dedos aqueles que entregam a vida para o tal ser divino.
Aqueles que realmente acreditam no tal poder que possuem são gotas em um oceano ..
Não sou a santa que tantas insistem em se apresentar, pelo contrário .. me assemelho á um ser sem medos, mergulhada em erros e acertos, um ser que está aprendendo á caminhar.
Não sou católica, nem evangélica, nem budista ou espiritista .. sou uma mutação, um conjunto de "achezas" que me conquistaram.
Sou cristã, acredito em Deus mas não acredito nas instituições falidas criada pelo homem.
Tantos equívocos, tantas armadilhas .. cada um se proclamando o certo, o justo, inteiramente o dono-mor da razão.
Se soubessem como não dou a mínima para tudo o que dizem, não dou a mínima para tantas frases ditas tiradas de algum livro velho de poesia ..
Porque não se preocupam com a essência, com o objetivo em comum?
Nunca direi que sigo um dogma. Dogmas remetem alienação, coisa que em nada me agrada.
Sento-me no sofá, na TV anuncia: mais um ataque-bomba fundamentalista.
O mundo virado de ponta cabeça .. onde ditos religiosos são vistos como lei, onde a razão só é morada na instituição em que você participa.
Novamente me sinto perdida, os "porques" dominam meus pensamentos ..
Fé? tenho de certa forma, mas nem sempre me sinto dominada por essa força surreal.
Gostaria sim, mas não tenho a hipocrisia de muitos para afirmar isso.
-
Eu? acredito.
A.C.R.E.D.I.T.A.R: bela forma empolgante para um ser desolado, geralmente lembrada quando todos os degraus para o mais fundo que alguém pode atingir já foram alcançados, onde nada além da tal fé pode mostrar que você ainda vive.
Poder, é um poder de fato .. ressucitar esperanças trucidadas e uma vida dilacerada é algo notável.
"Talvez exista a supra-racionalidade: a razão além das definições normais dos fatos ou da lógica baseada em dados. Algo que só faz sentido se você puder ver uma imagem maior da realidade.
Talvez seja aí que a fé se encaixe."


50 comentários:

  1. Que polêmico!
    Um ótimo texto com uma boa argumentação.
    Também não costumo muito ir à Igrejas, às vezes - muitas vezes - me decepcionam, ou eu não sinto que supostamente deveria sentir em tal lugar.
    Mas, acredito que fé é muito importante, é o que mantém muita gente em pé. Que dá força pra continuar lutando aí.
    Um beijo.

    http://viciose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também acredito. Belo texto. Algumas pessoas confundem fé, com igreja. Abraço

    http://ahistoriacomoelafoi.zip.net/

    ResponderExcluir
  3. Palavras simples e fortes!

    E super polêmicas!

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo que tenha um tabu para falar em religião, acho extremamente necessário. É inacreditável saber que pessoas ainda tenha uma visão distorcida sobre a mesma, pois não importa se o sujeito é Cristão, Pagão ou até mesmo Ateu. O que importa é o papel social que esse fornece. Mesmo sem acreditar em Alá, eu respeito. Assim como Maomé, Ísis, Iemanjá, Cerridwen e etc. Afinal, "BELIEVE, IS TRUE!"

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Dogmas? Crenças? Esoterismo? Dízimo pra que? Isso tudo é para sermos bitolados à crer em alguma coisa GOELA abaixo.
    O que importa é o que sentimos em relação a CRER em alguma coisa. E pra isso não é necessário ir a igrejas, templos, casas de macumba ou outra coisa semelhante.
    Bela postagem. Gostei.

    www.escritasdiretas.blogspot.com

    beijão!!

    ResponderExcluir
  6. Interessante sua posição e seus argumentos me fizeram pensar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. acho necessario fala sobre isso
    tem q ser mais discutido

    ResponderExcluir
  8. Bacana o texto, bem reflexivo...

    O importante mesmo é acreditar, ter fé, independente da religião, ter a cosciência de que o Criador existe e está acima de tudo!

    Esse blog é um luxo, amei o layout!!!

    Depois dá uma passadinmha no meu?! Bjos

    http://realnovirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. sou deista man ou seja acredito em Deus mas não sigo nenhuma religião
    pra mim igreja é instituição falida e os homens acabam usando a imagem de Deus pra roubar

    ResponderExcluir
  10. Concordo e descordo em certos pontos mas sim somos seres mutantes tem coisas qu acreditamos hoje e amanha nao necessariamentes precisamamos acreditar alem de nao exister um ser humano totalmente certo somos todos errantes.
    http://theworldthaticantalk.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. A questão da fé se dá diferentemente em cada um de nós. Bela exposição de sua forma de pensar a fé. Gostei!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do seu blog! Inclusive estão seguindo apartir de então!!! beijooo

    ResponderExcluir
  13. adorei o post, eu tenho fé, mas acho que ter fé é muito diferente de ir na igreja, rezar e também acho que muitas vezes as pessoas se dizem religiosas e tal, mas como tu disseste; "Todos ali presentes clamam por Deus, expõe seus problemas, sua vida, suas fraquezas .. me sinto perdida.
    Perdida porque acredito em tão poucos, conto nos dedos aqueles que entregam a vida para o ser divino.
    Aqueles que realmente acreditam no tal poder que possuem são gotas em um oceano ..."
    gostei muito do blog e do post. estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  14. Um Blog que fala de vc... deve ser complexo o tema ou seira simples?!

    rsss

    Parabéns pela iniciativa
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. 'me assemelho á um ser sem medos, mergulhada em erros e acertos, um ser que está aprendendo á caminhar'
    Eu acho que todos são assim, feitos de erros e acertos e assim, sempre procurando aprender né? (:
    Gostei do texto, somos meio parecidas. e eu sempre digo - quando alguém pergunta se voce acredita em DEUS, quer saber se você acredita qeu exista um ser maior que criou tudo isso e é o to poderoso. quem voce pode pedir, agradecer, pedir força, mais fé, o que for. E tem gente que responde essa pergunta - eu nao sou catolica, mas...
    entende? Acredito em Deus, como voce disse que acredita (: mas isso o quer dizer que temos que aceitar tudo oqeu a igreja catolica diz, evangelica [...] tambem sou feita de 'achismo' e creio naquilo que eu acho que seja o certo, o correto a fazer..

    ResponderExcluir
  16. Também acredito e amo Deus.
    No amor dele. No cuidado dele.
    E, cada vez mais me surpreendo com o caminho da humanidade.
    Com essa maldade sem freios.
    Com essa falta de amor.
    Com essa falta de respeito.

    :*

    ResponderExcluir
  17. sincera e polemica
    curti!
    auhuhauhauha
    depois passa la no meu ;*
    www.aecochata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. belo texto !
    Deus é o caminho e ter fé é o ingresso para acessar esse caminho .


    http://amansim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. muito polêmica, como muitos já disseram, mas eu curti muito :D

    ResponderExcluir
  20. Otimo texto,
    Temos mais é que discutir sobre esse assunto.
    Mais o importante é acreditar em Deus D:

    ResponderExcluir
  21. Eu não acredito nem desacredito em nada, mas concordo com o que você diz. As religiões são sempre usadas para alienação através dos "dogmas". Por isso que sou totalmente a favor da fé, mas contra religiões :)

    ResponderExcluir
  22. ue sempre esto acreditando nas coisas que eu busco, e além de tudo amo textos polêmicos como o seu.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Bem forte e profundo o assunto do seu texto sobre a fé ,creenca e religião...
    Deria até polemico...D+ ^^ + curti bastente!
    passa lá em http://wwwalessandroluis.blogspot.com
    vou te seguir me segue tbm

    ResponderExcluir
  24. Muito bom texto. Também não baseio minha fé em instituições ou numa religião fechada em si. Acredito em mim, nessas coisas que a gente traz dentro do peito. Fé e pronto. Costumo chamar minha sorte de fé, e as pessoas raramente entendem. Gostei daqui. Seguindo-te. beeejo,beejo.

    ResponderExcluir
  25. Concordo com tudo o que disse, quando estuda-se historia essa coisa de 'manipulação através da fé ' fica claramente exposta. O homem criou a igreja com o intuito de manipulação.
    Alienação não é o que um Ser maior espera de nós. :]

    ResponderExcluir
  26. Raramente vou á igrejas .. mas algumas delas tem um ar tão acolhedor, me sinto calma e serena.

    Concordo com vc. Não apenas nesta frase mas em todo seu texto.
    Vc escreve muito bem. Continuarei seguindo o blog.

    Obrigada pelo comentário em meu blog, estou começando agora e o seu foi o primeiro comentário que recebi rsrsrsrs :)

    http://adalovelace01.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Eu também não acredito em nenhuma dessas instituições criadas pelo homem. Inclusive, meu último post foi sobre atrocidades que vem sido cometidas com crianças na Nigéria "em nome de Jesus" por alguns pastores. Mas enfim, muito bom seu texto... ;)

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Seu post é perfeito. Eu sou exatamente como você. Você conseguiu reunir neste post exatamente tudo o que penso de forma que nem tenho o que acrescentar aqui que não seja repetir o que vc ja disse rsrs

    tbm nao pago de santinho, erro sim, e muito, mas acredito em DEUS. Não sigo a igreja e a bíblia fielmente pois creio que tenha mts erros em ambos. E digo que sou católico apenas por dizer, mas na verdade, sigo meu coração e acredito em DEUS e no que é de bem, msm errando as vezes....

    mais uma vez peço desculpas pelo transtorno lá no tópico, não foi minha intenção.

    Se quiser, dps acessa http://www.leontextos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Concordo com vc, tem gente qe acha qe ser cristao, budista ou sei la qe religiao for acha qe é melhor do qe otro, acho qe isso serve apenas para distanciar as pessoas umas das outras !
    Se qiser visitar :
    http://zeruellas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Sou agnóstico positivista . Acredito na força do amor, em um Deus que o ser humano não terá jamais a capacidade de entender.
    Gosto de textos assim, não de escritas acomodadas. Parabéns.

    abç
    Renato

    ResponderExcluir
  31. Ótimo texto guria!
    o problema é que as pessoas se acomodam em suas 'supostas fés', e ainda invertem tudo de um jeito, que usam seus Deuses como desculpas pra atos desumanos.

    http://jadenadaf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Blog muito bom, parabéns pelos textos :D

    http://gustaandrade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Complicado este assunto... Já que cada um vivencia e entende o conceito por si...
    Talvez haja uma explicação, talvez nunca venhamos a saber...
    O mais importante é seguir a sua visão particular da fé, aprender com lea, acreditar no que sente ser real..
    Belo texto!
    ;D

    ResponderExcluir
  34. A fé faz parte do ser humano indepente de religiões. Crer em ritos, reflexões é necessário para a sobrevivência humana, isso não está ligado a crença em deuses, fadas, papai noel e outras coisas que não existem.
    A crença natural do homem serve para que ele preencha as lacunas sem sentido de sua mente, pq o homem pode viver privado de tudo, menos de sentido, crer em certas coisas lhe traz conforto.
    Sou ateia e não acho que preciso de um deus pra viver bem. Tenho crenças positivas em mim, no amor em quem está próximo, isso me basta.
    P.S.: lindo o layout do seu blog!
    acabei de fazer o meu, visite: http://believic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pelo post, achei super interessante a forma que você vê as coisas, que de certa forma parece muito com meu modo de ver... inclusive vc sita algumas coisas que falo também, bem legal!
    Não só concordo como creio nisso da religião ser um "mentira" e que nada é como falam (as pessoas)

    ResponderExcluir
  36. Lindo texto. Simples e completo e muito bem escrito. =]

    ResponderExcluir
  37. acreditar pode ser uma melhor perspectiva de vida..

    ResponderExcluir
  38. Você é uma ser metafórica de idéias quiméricas.

    ResponderExcluir
  39. Fé é algo doentio, inútil e ilusório, só serve como um efeito placebo e faz pessoas acharem que podem interferir em coisas que, sem dúvidas, estão fora de seu controle.

    ResponderExcluir
  40. Obg á todos, muito muito obg mesmo pelos comentários, opniões ..
    e não achei qe o tema seria tão polêmico como dizem o.O
    há coisas qe devem ser ditas por mais qe todos saibam ..
    -
    Pontes: sim .. a fé chega justamente nessa hora, quando as coisas estão fora do nosso controle .. é á única coisa qe resta e as pessoas precisam se agarrar nisso. Mas não creio qe seje algo inútil pq consegue fazer pessoas, antes esmagadas pelo sofrimento, ter novamente uma força para viver então é sim de grande importância ..
    Obg por sua opnião :)

    ResponderExcluir
  41. Você escreve tão bem , mesmo *-*.
    Adorei o texto tanto pela sua argumentação e pela sua sinceridade sobre o assunto .
    Tem muitas pessoas que dizem ter fé sem ter , dizem acreditar sem acreditar , mais quando chegam nas horas mais difíceis como você disse : é a única coisa que tem para se agarrar.


    Passa lá no meu blog : http://dreamsofyorrana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. Grande blog , muito original , parabens!!

    ResponderExcluir
  43. muito polêmico e original, belo texto!

    ResponderExcluir